quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Projeto Professor Leitor, Referencial para o Aluno "Clube de Leitura"

Sabendo da importância que a leitura tem em nossas vidas, o professor Pedro Ivo Alves Bezerra idealizou no município de Itaiçaba-Ceará, o projeto "Professor Leitor, Referencial para o aluno".

A abertura do Projeto se deu no dia 23 de Julho de 2009, às 18:00 na EEF Pe. Abílio Monteiro Neto. Contando com a participação de todo corpo docente da rede municipal, convidados, Prefeito, secretários municipais, comunidade e a Jornalista Ivonete Maia. Esta nos agraciou com uma palestra riquíssima acerca da importância do livro, da leitura em nossas vidas. O Projeto tem como coordenadora, a Sra. Maria do Carmo e a equipe, Elígia Freitas, Aila Severiano, Silvia Helena.

Em parceira com o PAIC, montamos o CLUBE DE LEITURA. Os encontros são feitos na última semana do mês, em rodas de leitura, denominado o CLUBE DE LEITURA. Cada dia da última semana nos encontramos com os professores de cada escola municipal, com apresentação de contação de histórias, sarau literário, apresentação de alunos da rede municipal que também fazem parte do CLUBE, cordel, arte e cultura. Finalizando os encontros com o "CHÁ LITERÁRIO".

"É muito gratificante e engrandecedor para alma e corpo. Os encontros são deliciosos. Ficamos à vontade. Sorrimos, brincamos,falamos, relatamos. É cultura". Depoimento da professora de LP Francisca das Graças(EEF Pe. Abílio)
Encerramento 2010 - EEF Pe. Abílio Monteiro Neto

Encerramento 2010 - EEF Dulcinea Gomes Diniz

Encerramento 2010 - EEF Dom Aureliano Matos / EEF José Helder / EEF Raimundo Nonato G.Diniz

Encerramento 2010 - EEF Pe. Abílio Monteiro Neto


PROJETO
Objetivo Geral:
Contribuir para a formação de professores leitores a partir do reconhecimento da leitura e da escrita como instrumentos básicos necessários ao domínio das demais áreas do conhecimento, permitindo ao professor identificar a situação real em que se encontra para avançar em busca de novas aprendizagens e conseqüentemente oferecer uma educação de qualidade aos educandos.

Ações:
Sensibilização dos professores e demais profissionais da educação sobre a importância do ato de ler;
Disseminar a literatura aos professores por escola;
Momento de discussão, apreciação e relato dos tópicos que mais chamaram atenção, enquanto leitor de uma literatura pertinente a área do conhecimento;
Momento de discussão, apreciação e relato sobre a literatura lida;
Rodas de Leitura entre professores e convidados para debates relacionados a literatura lida e discutida durante o ano de 2009

Avaliação:
Nível de participação envolvido nas atividades propostas;
Análise das leituras e práticas docentes ;
Depoimento dos professores;
Criação de clubes de leituras por parte dos educadores aos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário